terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mais perto do céu

Olá pessoal, estamos de volta! No dia 13 de setembro reiniciaram as atividades de campo do Ciranda da Terra com a atividade arvorismo. Os alunos da escola Vila Santana, mostraram seu gosto pela aventura superando os desafios do percurso de arvorismo da base TDA. Após um relaxante alongamento, preparatório para as atividades,o professor Brodinho contou um pouco sobre a história do arvorismo, atividade essa também conhecida como arborismo, e que teve seu início na Costa Rica na década de 80, onde cientistas pesquisavam a fauna e a flora de cima das árvores e, para evitar subidas e descidas constantes, resolveram criar uma forma de passar de um local para outro sem precisar descer. Logo depois os monitores Giva e Lucas nos mostraram os procedimentos para utilizarmos os equipamentos e termos uma atividade segura e prazerosa.
Acima, o Giva nos mostrando como utiliza-se a polia e o mosquetão, para passagem na tirolesa.

Aqui o monitor Lucas, fornece as dicas para o melhor uso do equipamento

Os alunos foram divididos em pequenos grupos para realização das atividades. Aos poucos foram soltando-se e superando seus medos, divertindo-se no trajeto. A tirolesa foi a grande emoção, um salto no espaço, onde a adrenalina tomou conta. Enquanto um grupo divertia-se os outros alternavam-se ora na limpeza do material para construção do bote reciclado, nosso novo desafio, ora vendo videos de caique e rafting.


Aos poucos as crianças foram familiarizando-se com o ambiente e com os equipamentos, sentindo-se mais seguras, formando, com essa nova vivência, um aprendizado significativo para suas vidas. Fiquem com mais alguns momentos de nossa agradável manhã de aprendizado. Próxima segunda-feira, 20 de setembro, perspectivas de mais trabalho, pois, na parte da manhã, rumam para a aventura a 7° e a 8° séries do Vila Santana, e a tarde as turmas do Augusto Althoff vem viver a natureza no Ciranda. Abraço e até a próxima!
Brodinho na conversa de encerramento da atividade





A tirolesa: um dos momentos de maior emoção










Rapelzinho para finalizar





Na falsa baiana, o início da aventura.