domingo, 10 de julho de 2011

Vivendo a Aventura de Proteger

Olá amigos do Ciranda da Terra, aconteceu neste sábado dia 9 de julho, o Iº Festival de Rafting Estudantil Troféu Ciranda da Terra, atividade realizada em celebração a natureza e em comemoração aos 53 anos do Município de Santo Amaro da Imperatriz. O evento contou com a participação de 6 equipes de Escolas de Santo Amaro da Imperatriz e 1 de Florianópolis, totalizando 7 equipes. A natureza contribuiu com um sol brilhante e quente, tornando o dia ainda mais propício para a prática do Rafting e para apreciação da beleza e força da natureza do local. As crianças e seus professores e responsáveis, tiveram momentos de emoção e superação nos belos caminhos do Rio Cubatão Sul.

O dia iniciou com a abertura do evento, onde foram dadas as boas vindas a todos os participantes, parceiros e presentes, sendo que logo após a execução do hino nacional foram passadas as informações técnicas para competição.

Como tarefa, logo na saída, as equipes plantavam uma muda de árvore em local pré-estabelecido, representando a renovação da vida e a importância da mata ciliar para a sobrevivência do rio e dos seres que dele dependem. Logo depois, faziam o slalom entre balizas e seguiam o rio pela calmaria inicial até a chegada das quedas finalizando a descida na avenida beira rio.

Todos divertiram-se muito e superaram seus limites. Nada melhor do que comemorar o aniversário de sua cidade, no rio, local que possibilitou a vinda e a vida das pessoas nesta localidade, o que para o povo santoamarense é como o quintal de casa.

A equipe vencedora foi a “Judite Evolution” da Escola Judite Adelina Schurhaus, em segundo lugar a equipe da Escola Alvin Duarte e em terceiro lugar, a equipe da Escola Algusto Althoff. Com coragem e companheirismo, todos desceram o rio Cubatão Sul e puderam contemplar e conhecer um pouco mais sobre a importância em se preservar a natureza. Também puderam sentir novas emoções e sentimentos, uma vivência diferente, integrada positivamente a natureza.

No local do evento, contamos também com o Projeto Lontra e seus professores que trouxeram exposições de filmes sobre a Lontra, a Iº Exposição de fotos do projeto Ciranda da Terra, Exposição de equipamentos de esporte e aventura TDA Rafting, o Projeto dos Protetores Ambientais com distribuição de folders e sementes nativas, os primeiros contatos com o parapente e ainda um tênis de mesa para passar o tempo e fazer amigos. Também foram deixadas pelas crianças, registros em pinturas expressando suas impressões da experiência vivida. Alguns pais e moradores também passearam pelo evento e puderam conhecer um pouco mais sobre o esporte de aventura e observar a competição. As pessoas que passavam pela ponte de Caldas da Imperatriz, tinham uma visão privilegiada da largada das equipes e das tarefas iniciais como o plantio das mudas de árvores nativas e o slalom.

Na parte da tarde, as crianças puderam praticar a escalada no paredão da TDA e se divertir e aprender com os Professores João e Maria, além de praticar um voleibol na grama. Um dia para se guardar na memória.

É importante citar a o apoio da TDA Rafting e Expedições, Secretária de Educação e Esportes de Santo Amaro da Imperatriz, Escolas E.B.M. Augusto Althoff, E.B.M. Vila Santana, E.B.M. Judite Adelina Schurhaus, E.B.M. Alvin Duarte, Projeto Procurando o Caminho de Florianópolis, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Horto Florestal de Palhoça, que com ajuda e participação de todos, tornou-se possível a realização do evento. Obrigado a todos e até a próxima aventura!!

Em breve mais fotos e informações do evento.

Abertura do Evento







A descida das equipes











Outras atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário